09/11/2012

Comportamento

A política e os jovens





   Há quem diga que os jovens não se interessavam mais por política. Na verdade, sempre existiram jovens interessados por política. A maioria, é claro, não ligava mais para o assunto, porque a corrupção gerada e alimentada no nosso país já não estimulava mais o interesse pelo estudo e participação política. O engraçado é que agora estamos nos deparando com algo surpreendente, que nada mais é a participação desses jovens com assuntos de extremo interesse na sociedade. Quem não ficou bobo com a quantidade de pessoas no comício do candidato à prefeito do RJ Marcelo Freixo, na Lapa, neste ano? Mesmo debaixo de uma baita chuva. O que está acontecendo com essa garotada?

   Primeiro de tudo, acho que a política passou a ser interpretada de outra forma, da forma correta, e não só pela ligação mental a pessoas de terno e gravata, cheias de papel na mão, que ganham dinheiro pra caramba. A maioria passou a enxergar que podem sim, fazer a diferença, e que tudo depende da união. Aprenderam que fazer pressão para serem escutados dá resultado, e que quem manda na verdade não são os grandões, somos nós, apesar de parecer extremamente ridículo ou abitolamento falar isso.



   Neste ano existiu pressão com as barcas, mesmo que fraca, que não teve muito resultado, mas que pelo menos explanou a situação para aqueles que não queriam enxergar ou estavam totalmente aleatórios à situação. Também existiu pressão na Cúpula dos Povos, ocorrida no tempo da Rio +20, com a galera na Rio Branco. As mais recentes, a questão dos índios do Mato Grosso do Sul, que perderiam suas terras e enviaram uma carta dizendo que fariam uma morte coletiva. O negócio ganhou uma proporção, que a justiça voltou atrás. Uma outra, mas que ainda não sabemos o resultado, são as ações contra o aumento das passagens de ônibus no Rio de Janeiro, onde jovens estão indo às ruas protestar, e mesmo sendo atacados por policiais munidos de arma de choque [que agora está na moda dar choquinho em qualquer pessoa], continuam lutando pela causa. 

   Com tantas coisas acontecendo, algumas até feias por sinal, vide exemplo do ataque de banhistas a GM na praia de Ipanema  e vice-versa, fica bastante claro que o pensamento da sociedade está mudado, e que com essa nova geração, talvez exista uma esperança de que todos os direitos e deveres sejam cumpridos, mas de acordo com o interesse do povo, e não dos poderosos chefões.



    E você, também acredita nessas mudanças? Os jovens realmente passaram a se interessar pela política?


Todas as imagens que ilustram esta coluna foram retiradas do site "weheartit.com"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar não?!