30/11/2012

Tá de sacanagem!

Um cuspe na cara da Veja.



   Mais uma vez as modeletes destroem a imagem do skate feminino. Está na moda agora a utilização de fotos de meninas super lindas, arrumadas, embonecadas e etc, posando com skate. O que isso tem de ruim?



    É que na verdade o skate foi inventado para uma atividade que consiste em fazer o material se movimentar de diferentes formas,vulgo manobras, sob os pés da pessoa, vulgo skatista. A história do skate começou, como a maioria já sabe, com um grupo de surfistas que ao observarem que não tinha ondas "surfáveis" todos os dias no mar, resolveram "surfar" no asfalto. Para saber mais disso, procure no google. Junto com isso, surgiu também todo um estilo incorporado à vida dos mesmos. Ou seja, tem toda uma cultura envolvida por trás da prática: o som, a moda, a arte, a linguagem, etc.
   Mas por que as skatistas de verdade estão tão ofendidas com o que está acontecendo agora? Porque a história do skate feminino passou por muitos obstáculos e lutas para a inclusão da mulher nos rolés das pistas, das ruas. Passamos por preconceitos enormes, pela desconfiança de sermos capazes ou não de estar ali, pelas brigas com os familiares que não queriam suas filhas praticando algo que antes era tão marginalizado e voltado para homens. Na época, skate era coisa de bandido, de pessoas que viviam à margem da sociedade. Passamos por tudo isso, ganhamos espaço cada vez mais na maioria das competições. Nos unimos, criamos associações, grupos. Nos fortalecemos.
   Nossa luta foi tanta, que atualmente temos grandes nomes do skate feminino em todas as partes do mundo, e por onde damos nosso rolé, temos total respeito dos praticantes e da sociedade em volta. Esse respeito, essa valorização, que demoramos e lutamos durante muito tempo para conseguir.
   Por isso, nós skatistas de verdade, não gostamos quando usam o nosso material, o nosso skate, o nosso NOME, para divulgar uma situação que não condiz com o nosso estilo de vida. Não queremos o nosso nome associado a coisas fúteis, porque isso nós não somos. Não queremos nosso nome estampado em imagens que desvalorizam todo o nosso trabalho de anos e anos. Não queremos que finjam ser o que nós somos, e ainda mais de um modo tão pirata.
   As skatistas de verdade não se importam em passar um dia inteiro andando de skate e voltarem pra casa sujas. Nós nãos nos importamos em fazer vaquinha e comer pão com mortadela, bebendo refrigereco, sentadas num meio fio sujo de calçada, na porta da padaria. Nós não ligamos em sujarmos nossas mãos limpando rolamento, nem ligamos em fazer rolos para peças ou calçados. Nossa maior tristeza, e aí sim nós nos importamos, é que como disse anteriormente, nos usem para algo que não bate com a nossa realidade.
   Não estamos de forma alguma querendo se crie um preconceito em torno dessas meninas que fazem pose com skate, pois já sofremos na pele a tristeza do preconceito. Nós apenas queremos que elas nos respeitem, que a mídia nos respeitem. E fica também um convite, para que todas elas procurem uma skatista de verdade numa pista, e que recebam suas primeiras aulas de skate. Ficaremos felizes em integrar vocês ao nosso bando. Poderemos dar muitos rolés, conversar sobre maquiagem, roupas, afinal, nós também somos mulheres como vocês. Poderemos falar sobre os novos vídeos, as competições, as boas skatistas, um som legal pra escutar durante o rolé, um monte de coisas. E aí, você vai entender o que é o nosso estilo, o que é o prazer de dar rolé de skate, e que nenhuma foto vai te proporcionar.


14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Veeeeeeeeeeeeelho , representou agora em , realmente não gostamos MESMO ! valeu por ter defendido a TODAS AS SKATISTAS de VERDADE ! Valeu meesmo

    ResponderExcluir
  3. Há eu to começando a andar de Skate faz pouco tempo, e queria muito aprender, só que não tem muita gente pra andar comigo, ai sem amigos fica difícil de aprender. O que eu faço ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai tentando aos poucos uma virada aqui , um empulso ali , asim você vai conseguindo aos poucos !

      Excluir
    2. Hehee ; ) .. Vou tentando, e vendo algum vídeos tbmm ^^

      Excluir
  4. Aee valew pela força aii por nós, nossa família que está crescendo cada vez mais, e fora algumas que só diz ser skatista por causa de modinha ; )

    ResponderExcluir
  5. sou uma skatista e tenho orgulho disso...

    ResponderExcluir
  6. Nao tem so skaitistas sujas, q sentao no meio fio pra comer pao com mortadela. Assim como nao sao todas as ricas q sao esnobes , mimadas e frescas, cada um com seu cada um... nao julgue as pessoas pela aparencia e sim pelas atitudes. Cara eu tenho certeza q tem mtas skaitistas q nao sao e nao fazem nada do q vc falou. Reflete um pouco ai , nao somos todos iguais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais ela soh falo a real pq tdu issu ae tein minas qe ao assim sao ela nao falou ki sao tdas assim mais qe tein minas qe tao usando o nosso nome(skatistas de vdd)pra entrar na modinha intaun vc tbm naum pode jugar a mina po ela eh di boua nao sitou nome de ninguem e si o capus serviu pra tu problema eh seu velho........TO COM VC TU SOH FALO A REAL MEU VELHO TO SUPER COM VOOÇ

      Excluir
  7. mil grau demais curti seu texto!

    ResponderExcluir
  8. entao eu começeii a andar de skate antes dessa modinha e tipow isso tem que acabarr porque tem gente falandoo pra mim que isso é so fase poó muitoo xatoo isso ,euu amuu andar de skate e long sem isso pra mimm eu nao sou nada,poxa é a unica atividade que eu mais curto de praticar com minha galera e eu espero que essas poser para de se axar skatistas pq eu ja tou farta.....

    ResponderExcluir
  9. É isso aí, falou tudo!

    ResponderExcluir
  10. Nossa cara isso da um odio... pq essa sociadade acha que pq tem rodas redondas em forma de bola... acha que só quem tem 2 podem andar! que droga xatiada# com esses poser que estragam o que a gente sofre pra conseguir!!!

    ResponderExcluir
  11. caraio falo tudoo!!!!!! realmente ta muito foda, estragando com nossa imagem... porra tem tantas meninas que andam bem e eles ficam colocando essas vaca ai! eles poderiam se informar mais pra saber o que é ser skatista de verdade, que foi bem isso que tu falo ae, concordo mt, parabens!

    ResponderExcluir

Vai comentar não?!