15/11/2012

Respeito [ou a falta]

Texto escrito pela skater paranaense Máh Veiga.



Essa foto representa a falta de respeito com a categoria feminina na Final do Campeonato Paranaense de Skate Amador 2012:


Logo de início, as meninas ficaram que nem ''baratas tontas'' no sábado pois o principal organizador do evento respondeu que TALVEZ faria o feminino sábado... Sendo que SEMPRE FOI AOS DOMINGOS. OK, ficamos esperando, nada aconteceu...

No domingo fui fazer a minha inscrição e a própria pessoa que estava encarregada disso, me informou que teria que ‘’VER’’ porque não sabia se o feminino já havia corrido no sábado... (Eu e todos já sabíamos que não, mas o PROPRIO MEMBRO DA ORGANIZAÇÃO ESTAVA EM DÚVIDA). Ok passados algum tempo puderam fazer a inscrição e aguardei... Isso das 11 até ás 18... Onde recebemos vários ''alarmes falsos'' : Ahh, o feminino pode ser depois do amador 2, ou entre as eliminatórias do amador 1 e finais do amador 2...'' E blá, blá, blá... Nada concreto, até que surgiu um ''Cronograma'' na parede que mudava constantemente... Por fim anunciaram que o Feminino seria o último. Ok, o horário: 18:10 e 18:20 premiação?! Vish... 10 minitos? Ficamos aqui os 1 dia e meio esperando, para andarmos 10 minutos? ...Mas vamos lá né meninas, vamos correr, pedir para fazerem um aquecimento de pelo menos 5 minutos e uma Jam Session de pelo menos 7 minutos, quem sabe.
Quando estava acabando o Amador 1, fomos chamadas para falar com um dos representantes que falou assim sem mais:
- Olha meninas, peço desculpas, mas por fins políticos e também porque o pessoal da RPC já tem que ir embora, teremos que fazer algo diferenciado pra vocês: Vocês vão andar de skate e vamos colocar outros juízes, pois os principais estarão definindo as outras categorias. Aí enquanto vocês andam, nós iremos montando as premiações ali na pista, então haverá alguns obstáculos que não poderão ser utilizados...
Na hora já contestamos:- E o aquecimento? Queremos utilizar o corrimão, a jump...
E recebemos a seguinte resposta:
- Não se preocupem se necessário nós puxamos os obstáculos que vocês querem utilizar para o outro lado e quanto ao aquecimento, vai ter sim e será tudo avisado.
Beleza! Aceitamos correr.

RESULTADO:
Largaram as meninas andando na pista, enquanto outros atletas invadiam a pista, movimentação de premiação pra lá e pra cá... Ok estávamos andando de acordo com o possível, com informação que seria o aquecimento. Ouvi o locutor chamando os juízes e imaginei que quando estivesse valendo, iriam nos chamar, e apresentar aos juízes e o principal: DEIXAR TODAS CIENTES QUE ESTARIA VALENDO Á PARTIR DE TAL MOMENTO... Nada disso aconteceu, aos 5 minutos do que para mim era o aquecimento, estranhei um dos juízes anotando (enquanto outros estava conversando) e questionei:
-Ué, já está valendo?
E me respondeu que sim... Aí eu comecei a dar as minhas manobras, pois antes aquilo tudo para mim era só o reconhecimento de pista: AS MENINAS NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE ANDAR EM NENHUM DOS DIAS, NÃO TIVEMOS PRÉ-AQUECIMENTO (SENDO QUE ALGUMAS CATEGORIAS TIVERAM) E TAMBÉM PARA O MEU ESPANTO: AQUILO TAMBÉM NÃO ERA AQUECIMENTO!
Passados 2 minutos que por informação do juíz estaria valendo, ouvi o locutor falando: - Obrigada á todas as meninas que andaram... Vamos liberar a área.
VIIIIIISHHHHH!
Tudo não passou de um ''reconhecimento de pista'' que se tornou resultado da final, que hipocrisia não?
Mais uma vez o FEMININO virou um tempo que precisavam apenas para apuração das notas de outras categorias, e para arrumarem as premiações e o pódio na pista. Vi apenas um juíz de um lado da pista enquanto outros 2 conversavam, não teve aquecimento, não teve apresentação, ninguém falou quando estaria valendo...NOVAMENTE O FEMININO FOI DE QUALQUER JEITO!
Quem estava lá viu a minha indignação, pois pra mim não importa posição qualquer. Pra mim, poderia ter ficado em último, se tivesse corrido decentemente e tido tempo para me andar de skate e o principal: SOUBESSE O QUE REALMENTE ESTAVA ACONTECENDO.
Aqui ficam minhas lamentações e inconformidade com tudo isso. Mais uma vez o Paraná perdeu.
Quantos e quantos atletas já deixaram disso, pelas falcatruagens que há? Mas nem o mínimo que é deixar as atletas se apresentarem desta vez ocorreu...
Qualquer resultado foi MENTIROSO, pois não houve FEMININO nesta final. Simplesmente fizeram de um pré-aquecimento, o resultado que achavam coerente, ou que tinham visto de um lado da pista... Virou nada menos que um Best trick, onde só um juíz anotou e viu do lado em que estava. Tudo isso em 7 minutos. OOOOOhhhhh!

Sem palavras...
Não adiantam lamentações ou desculpas pela falta de comunicação, organização... O que faltou foi RESPEITO... A Final não volta mais, o Ranking também não.

Mas tudo isso serve para algum crescimento de qualquer forma.
Declaro aqui a minha desistência dos Campeonatos no Paraná e da Federação Paranaense de Skate. Pois de que adiantou me dedicar, negociar folgas, pagar horas no trabalho para poder correr as etapas? Pra que tudo isso se o evento é e sempre foi voltado para os meninos, ou como nesta final: ''A mídia está aí, temos que deixar o Amador 1 lá em cima, pois iremos entregar a moto, temos que fazer tudo nos conformes''. E o feminino, deixamos para depois...?!

PALHAÇADA!

Só saiu feliz com o resultado quem está na zona de conforto, quem fica ‘’pagando-pau’’ pra patota que nunca muda e quem não se dá valor, não luta por um espaço DIGNO para o FEMININO! E a categoria não vai mudar enquanto as meninas se rebaixarem assim e aceitarem qualquer ‘’esmola’’.


Corro campeonatos pelo meu patrocínio, porque se fosse depender da ‘’premiação’’ viiisshhh, também renderia um texto maior que esse. Mas o Paraná (estado em que nasci e moro), está literalmente fora das minhas participações.

Tenho muito respeito com alguns membros da Federação que estão realmente fazendo um trabalho que o skate paranaense merece, mas é como na política: muitos são engolidos ou não podem mostrar o seu trabalho, pois há cargos maiores ocupados por pessoas que olham apenas para o próprio umbigo ou não entendem nada daquilo que foram designadas a fazer.

O que realmente importa é que eu e quem me conhece sabe da minha dedicação e do meu rolê, então não é e nunca será um campeonato lixo que irá me desmotivar, POIS ANDO DE SKATE POR AMOR e nada apaga ou modifica isso!

Por muitos anos me calei, fui pra casa com nó na garganta, mas essa foi a gota d’água.

DEIXO AQUI O MEU DESABAFO, INDIGNAÇÃO, RESPEITO PARA COM A CATEGORIA QUE CORRO E AO ESPORTE QUE AMO.


[Publicado originalmente no facebook da skatista]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar não?!