16/02/2012

Pode isso Arnaldo???

   A maioria dos skaters do Rio já não vão passar o carnaval tão felizes quanto pensavam. Isso porque a montagem da pista do OiVertJam começou e veio com uma grande surpresa. A prefeitura do Rio junto com a organização do evento selecionaram a região "Duó" para receber o evento de skate vertical, causando euforia entre a galera do skate. Porém, tal alegria se transformou em revolta assim que a montagem da pista começou. Mas não foi na areia, na praia, como a maioria pensava, e sim na parte da praça "Duó" onde os skaters dão rolé e que com sacrifício juntaram dinheiro, botaram a mão na massa e fizeram seus próprios obstáculos. Será que isso pode, Arnaldo? A regra do bom senso é clara, e mostra que não se deve fazer nenhum trabalho que destrua o trabalho do outro. 
   O OiVertJam vai estar ali , como todo ano, com a "redi grobu" transmitindo o evento para leigos, e depois vai todo mundo embora e a pracinha da galera vai ficar destruída. Isso,imagino eu, nenhuma televisão vai mostrar. Ah vá! Quem quer ver um monte de skatista chorando porque destruiram seus obstáculos feitos com tanto sacrifício? E aí meu amigo, é sentar , bater as perninhas e chorar mesmo até soluçar.
   O saktistas fazem parte das cidades. Eles são responsáveis por embelezar as ruas com seu estilo, com sua arte, com a sua cultura. E até mesmo garantem mais segurança nos locais em que andam, pois muitas vezes tais locais eram abandonados.  Eles servem de alegria para a gurizada que sai com a família no final de semana e dá de cara com alguém mandando um tailslide numa mureta. Quem nunca reparou nessas famílias que param só para observar a manobra da galera e vibram a cada manobra acertada? Pois skate é isso. Skate não é aquela coisa bizarra que tentam fazer você engolir pela televisão, com aqueles canais abertos, onde eles preferem falar mil vezes o nome de um skatista a ter que mostrar a manobra do cara. Skate não é ao bordão "manobra radicaaaaaaaaaal" que fazem você entender. Skate é estar entre amigos, fazer suas manobras, superar os obstáculos, melhorar o ambiente onde você anda, transformar as coisas em algo melhor, e NÃO DESTRUIR. Nós não destruímos,nós transformamos para melhor.
   Os locais da "Duó" devem estar desesperados agora, e todos os skaters do Rio estão com sentimento de revolta, e com toda razão. Onde já se viu passar por cima de algo que foi feito com todo amor e carinho, algo feito por skaters de verdade. Por essa e outras caro amigo, o OiVertJam não tem mais o meu respeito, pois demonstrou não respeitar o verdadeiro skatista. Quanto à prefeitura, não precisa nem falar nada....

Tomei a liberdade de postar o desabafo de uma amiga nossa, que anda na "Duó" sobre o acontecido. Esse desabafo estava no facebook, e achei perfeito e retrata muito bem a situação:

"É meus amigos, mais uma barbaridade rolando e quem é de fora não sabe o que tá se passando.. Quem é de fora, até acha bonito, aplaude e acha legal. Mas, é o seguinte, a porra da prefeitura do Rio de Janeiro, nunca se importou com a construção de pistas, ou reformas das quais ja existiam por aqui.. Com isso, esse lugar, a nossa querida e atualmente conhecida Praça duÓ, nos ultimos 3 anos teve um valor significativo na cena do Skate do Rio.. Com as reformas que a galera local fez, através do dinheiro arrecadado atraves da tradicional vaquinha feita com a galera que anda de skate na praça, foram comprados materiais e a galera botou a mão na massa ! E agora, um lugar que era perfeito, a vibe boa, a galera boa, nossa segunda casa, é invadida do nada ! Por conta de ganancia, dinheiro ? É, muito bem.. essa é a nossa prefeitura, e esse é o skateboard que a mídia acha que mostra na TV ! Mas, meus queridos.. skateboard não é isso! Skateboard não é mídia, não é status, não é fama, moda, nem dinheiro.. Skateboard é atitude ! Skateboard é a DUÓ, é atitude de chegar, mudar, fazer acontecer sem esperar que alguem venha e faça por nos.. FORA OI VERT JAM! '' Não peço que entendam, mas quero que respeitem o que foi feito com suor.. '' É ISSO !"  Bel Nascimento





Fotos: Fábio Tirado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar não?!